Seguir o meu blogue com o bloglovin' Dia dos PAIS 2010 - Nosso PAI Nosso Herói | Moda Masculina | Loja Obs

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Dia dos PAIS 2010 - Nosso PAI Nosso Herói

      Dicas para você retribuir o amor do seu PAI em qualquer fase da vida.




    Quando os PAIS caminham para uma idade avançada, podem adotar determinados comportamentos que não são os melhores para se manterem ativos e felizes. É chegada a hora dos filhos tomar conta deles com dedicação e carinho, envolvendo toda a família nessa nova fase. 

    Se você está vivendo este período, confira as dicas para proporcionar mais qualidade de vida àqueles que sempre estiveram ao seu lado.

Veja como:
    Incentive seus pais a manter contato com amigos antigos, além de fazer novas amizades. Organize almoços e reuniões animadas, com muito bate papo e alegria. Participe desses eventos e convide toda a família e vizinhos também. Ajude-os a organizar viagens juntos para lugares que sempre tiveram vontade de conhecer. 

    Motive-os a se inscreverem em alguma atividade que tenham interesse em aprender ou se especializar.  

   Muitas universidades oferecem cursos para alunos sêniors, como marcenaria, música, informática e artesanato. 

    Presentei-os com uma máquina fotográfica digital e ensine-os a usá-la. Se forem mais conservadores, resgate aquela antiga do fundo da gaveta e compre um filme de 36 poses. Montem álbuns de fotos atuais, valorizando a vida que eles têm agora.

   Vá ao shopping com eles para que comprem roupas novas. Ajude-os a descobrir lojas com roupas adequadas e de qualidade. Apresente seu cabeleireiro de confiança para que mantenham a auto estima sempre elevada.

   Adotar um estilo de vida mais saudável e fazer com que seus pais participem ativamente no cuidado da própria saúde são coisas importantes em todos os estágios da vida. Um dos mitos do envelhecimento é que já é tarde demais para mudar de hábitos. Mas, pelo contrário! Fazer atividades físicas adequadas, ter uma alimentação saudável, parar de fumar e beber, além de utilizar medicamentos sabiamente são atitudes que podem prevenir doenças e o declínio funcional, aumentando a longevidade e a qualidade de vida.

   Quer seus pais tenham ou não algum problema de saúde, vigie de perto: assegure-se que fazem uma dieta alimentar equilibrada, praticam algum exercício físico, bebem muita água e que não descuidam dos seus medicamentos diários. 

   Ofereça alimentos ricos em nutrientes. Muitas pessoas não comem aquilo que deviam e a alimentação das pessoas mais velhas deve ser ainda mais rica em nutrientes. Dessa forma, incentive seus pais a fazer uma alimentação rica em proteínas e calorias. Monte um cardápio com gorduras saudáveis (manteigas de nozes, castanhas, sementes e azeite), cereais integrais (arroz integral, pão de trigo integral, aveia e cereais integrais), frutas e legumes frescos (enlatados e congelados também são boas escolhas), grãos ricos em proteínas, legumes, carnes e laticínios.

    O trabalho após a aposentadoria, mesmo que voluntário, faz da pessoa mais velha uma pessoa produtiva, esbanjando experiência, com reflexos diretos na saúde mental e física, além de estimular que se mantenham em contato com outras pessoas.

    Certifique-se que seus pais estejam lendo os livros, jornais e revistas que sempre se interessou, além de ouvir as músicas que gostam e assistir aos seus programas e filmes favoritos. Pesquise outros autores e descubra novidades que possam interessar.

    Cuidadores especializados que os ajudem a realizar tarefas cotidianas como preparar o almoço, lavar as roupas, ir ao banco e controlar o horário dos remédios podem ser de grande ajuda. Certifique-se que a casa está bem iluminada, faça uma disposição dos móveis para assegurar uma fácil mobilidade e coloque os números de telefone da família, vizinhos e amigos junto ao telefone, escritos em números bem visíveis.

    Esteja sempre presente na vida dos seus pais e faça com que toda a família siga seu exemplo. O estado de saúde, autonomia e níveis de independência entre pessoas idosas variam muito, mas são vários os estímulos possíveis para que seus pais tenham um envelhecimento ativo em vez de um evelhecimento dependente.

   Cuidar dos seus pais também envolve falar abertamente com eles para saber quais são as suas vontades e necessidades. Mantenha um diálogo aberto com os seus pais, entenda seus medos e demonstre sempre muito amor e gratidão. A companhia física, o carinho e uma boa conversa são os melhores presentes que você pode oferecer.

Fonte: Magazine Luiza

Nenhum comentário:

Postar um comentário